quarta-feira, 20 de julho de 2011

Diário das Minhas Maminhas - 14

Dia 20 – Quarta-feira

Tenho consulta de ginecologia. Ainda não a fizera, e quero ver se tudo o resto está bem.

Mostro os exames à médica e conversamos um pouco.
Ela diz-me que, se eu pretender engravidar, deverei tirar o fibroadenoma maior.
Devido a ser de origem hormonal, e porque a gravidez é uma abundância de hormonas descontroladas. Que, em caso de gravidez, pode degenerar em maligno.

E conta-me que dum caso duma rapariga a quem tiveram de fazer uma cesariana às 35 semanas, para tirarem o bebé e logo a seguir procederam a uma mastectomia, devido a um fibroadenoma que degenerou.

A história não me deixa lá muito sossegada: segundo o que lera, o fibroadenoma não degenera...
Fico a pensar nessas coisas, mas também tenho consciência que cada caso é um caso.

Ao fazer-me a palpação, ela pergunta-me se eu quero que ela me faça uma punção, para certificar que tipo de células estão ali.
Sei bem o que é uma punção, embora nunca tenha feito nenhuma.

Ela vê o meu olhar de dúvida e diz-me:
“Não dói muito...”

Pois, mas espetarem-me o “berlinde” não há-de ser indolor...
Deixo de me armar em mariquinhas e decido que é melhor aproveitar a oportunidade.
Ela lá me espeta a agulha e tira-me uma amostra do “berlinde”.

Nos entretantos, diz-me que, se eu decidir tirar o fibroadenoma, que costuma ser com anestesia geral.
A ideia não me agrada, confesso.
Será que não conseguem fazer apenas com anestesia parcial?

Bem, seja como for, a punção dói-me um bocadinho, mas assim já fica feita.

De resto, a consulta não revela nada de mais, e agora tenho de aguardar os resultados dos exames.

Mais um pouco de paciência...

2 comentários:

  1. Não imaginas como detesto quando detalhas os pormenores (sórdidos)...
    :s

    ResponderEliminar
  2. Não imaginas como detesto quando detalhas os pormenores (sórdidos)...
    :s

    ResponderEliminar

Sopra no vento o que pensas, sentes ou sonhas... Que o vento trará até ao alto da minha árvore as tuas palavras...

Obrigada...