sexta-feira, 29 de maio de 2009

Generosidade


Às vezes, entendo que a maior parte das pessoas são egoístas. Pensam no seu próprio umbigo, pensam no seu “eu” e o resto... Não lhes interessa.

Nestas 2 ou 3 últimas semanas, em que, entre TPM (só foi uns dias, mas pareceu uma eternidade!), cansaço, desilusões, “mau feitio” (perfeitamente tolerável, que não descarrego em ninguém, nisso sou “egoísta” e guardo-o só para mim), mudanças de Lua, mudanças de tempo, e outras chatices, andei (e ando) um bocadinho... “ausente de mim mesma”, a “pensar na vidinha”. E constatei que algumas pessoas tiveram gestos generosos para comigo... Foi bom, soube bem.

Só como exemplos:

-Ofereceram-me um Ramo da Espiga, merugens e rucola, além de me terem dado a experimentar uma planta que desconhecia completamente, as “noselhas” ou “feijocas-da-terra”, que tem uma batatinha e que sabe a castanha crua.

A colega em causa, não me conhece bem, mas já percebeu que sou uma curiosa, além de gostar de comer ervas e legumes bravos, e então... ofereceu-mas! E eu agradeci!!!

-Há uns dias, recebi um telefonema, da mãe da Pipokita.

Ela: “Já está em casa?”
Eu: “Sim, estou, porquê, precisa de alguma coisa?”, perguntei.
Ela: “Não, obrigada, é só porque tenho aqui uns morangos e umas cerejas para si!”
Fiz um sorriso enooooooorme, e respondi:
“Obrigada, passo aí amanhã ao fim da tarde!”

Entretanto, têm-me dado vinho (eu que bebo pouco, nunca compro vinho e tenho uma adeguita razoável...), bolos, patês, doces...

E dou comigo a pensar: “Afinal, as pessoas são generosas...”


Depois, pensei em mim mesma, se me considero generosa (porque como ando com “mau feitio”, a auto-estima fica rasteirinha e tenho ideias parvas), e sim, considero-me generosa.

Sou generosa nos gestos, nas atitudes, no mimo, no carinho.
E como diz uma amiga minha, tenho um “ meu melhor sorriso” para oferecer a quem gosto. Pois, diz ela, se as pessoas me dão tanto, é porque também sentem o mesmo da minha parte. E já a minha mãe disse o mesmo, um dia destes, que “era porque sou simpática” (as mães não mentem, certo? :p ) e as pessoas gostam.

Sim, posso dizer: sou simpática. Sou uma “gaija” porreira.

E não o sou porque quero agradar a alguém, agrado naturalmente por ser como sou. Quem gosta, gosta, quem não gosta... A porta da rua é a serventia da casa!

Noutra conversa com tendências depressivas (TPM no auge, pensamentos parvos no máximo) com essa minha amiga (que é uma santa!!!), estavamos a falar do que eu poderia “ter” para oferecer a um gajo, porque:
- não tenho onde cair morta (mentira, acho que há um espacinho lá no quintal da minha mãe, ao pé da casota do cão)
- estou a ficar cota (34 anos, sem filhos, com rugas e borbulhas desta pele maledicta, celulite......... não vou continuar, ok??)
- já fui mais inteligente, tenho-me sentido estupidamente cansada e com o cérebro parado...
- etc, etc, etc, num desfiar de misérias,

E ela disse-me: “Tens amor e carinho, e mais não precisam!!!”
E é capaz de ter razão...ou não. :p


Bem, mas estou em devaneios...

Estavamos no tema “generosidade”.

E por falar em generosidade... Está-se a aproximar uma recolha do Banco Alimentar contra a Fome.

Não costumava dar nada, por causa daquele escândalo de comida estragada, há uns anos atrás, por não ter sido distribuída.

Mas desde que estou nesta santa terrinha, uma amiga disse-me que faz parte das recolhas (é chefe de escuteiros) e que o que cada distrito/região consegue angariar, é para esse distrito/região. É justo.

Então, tenho ajudado sempre. Às vezes, compro coisas que as pessoas ficam abismadas, quando ponho no carrinho (como quando as minhas compras são uma lata de feijão e a oferta para o banco são três sacos de comida, por ex.).
Normalmente, pergunto o que faz mais falta, o que receberam menos.
E normalmente, não sei explicar porquê, compro em grupos de 3.

Tipo: 3 garrafas de azeite, 3 latas de tomate, 9 latas de atum, 3 pacotes de esparguete.

Ou
3 caixas de corn-flakes, 3 caixas de Nestum Mel, 12 litros de leite.

Acabo por gastar algum dinheiro... Mas chego a gastar mais “mal-gasto” e pelo menos este sempre pode ajudar alguém (que também já conheci gente que PRECISA mesmo)!

Portanto... Este fim-de-semana... Contem comigo!

E espero que contem convosco também...


PS – Por falar em ofertas, conforme estou a escrever este texto, está um gaijo giro, daqueles que é garantidamente uma “bela queca”, a aliciar-me para................

2 comentários:

  1. Minha linda....
    as pessoas realmente são muito generosas contigo...

    é sinal que tb sabem que és uma mulher generosa...

    Ainda bem!

    ResponderEliminar
  2. O PS está fantástico.
    Mas é como dizes, ou gostam ou colocam à beira do prato.

    ResponderEliminar

Sopra no vento o que pensas, sentes ou sonhas... Que o vento trará até ao alto da minha árvore as tuas palavras...

Obrigada...