quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sal

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.

Cloreto de sódio e iões são os principais componentes do sal, necessários para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo, mas o aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como tensão alta.

O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero (sabiam que se adicionarmos uma pitada de sal às sobremesas, principalmente àquelas que vão ao lume, podemos deitar menos açúcar, já que essa pitadinha vai realçar a doçura do prato?).

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado (útil para quem tem carências de iodo).

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os vários usos do sal na culinária, desconhece que a substância é utilizada em várias outras aplicações, como a manufactura de papel e a produção de sabão e detergentes.

No norte dos Estados Unidos da América e na Europa, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o Inverno (aqui onde moro, usam areia... ahahaha).

Este mineral é o de maior utilidade aplicada entre todos, sendo utilizado em mais de 16 mil formas diferentes. (Adaptado daqui)

O sal de cozinha ou sal comum é formado principalmente por cloreto de sódio e era, até pouco tempo atrás, um importante conservante alimentar e, em séculos passados, a sua importância para este fim era ainda maior.

A tal ponto chegava sua importância, que foi até mesmo usado como forma de pagamento no período romano, sendo esta a origem da palavra "salário". Por este motivo as explorações de sal chegaram a ter valor estratégico, inclusive tendo sido criadas vilas fortificadas para defender as regiões produtoras do mesmo (se agora nos pagassem em sal...haveria crise!?!??! :p ).

Historicamente, a exploração de sal realizava-se em salinas das zonas costeiras e dos mananciais de água salgada (que atravessam depósitos de sal no subsolo). Mais modernamente, os depósitos subterrâneos passaram a ser explorados através de minas, com isto as salinas de manancial foram perdendo importância e sendo abandonadas durante o século XX. Existem também enormes quantidades de cloreto de sódio em antigos mares ou lagos salgados que sofreram evaporação.

Um exemplo disso é o Salar de Uyuni, na Bolívia, uma imensa planície branca devido ao sal cristalizado, e que foi um dia o fundo de um mar que secou (gostava de ir ver isto...).
Em Portugal os principais centros de produção de sal estão em Aveiro (já fui às salinas e adorei!!!) e Algarve. (Adaptado daqui)

Em Portugal, existe uma única mina de sal-gema, à qual nunca fui, mas hei-de ir!!! :D




Curiosidades (Adaptadas daqui):

“A última ceia” de Leonardo da Vinci (1452-1519) retrata um saleiro derrubado diante de Judas. Uma das crenças da época dizia que, se uma pessoa derramasse sal, deveria pegar alguns cristais caídos e jogá-los para trás do ombro esquerdo - o lado que representava o mal.


Até o século XIX, o cloreto de sódio era o único agente utilizado para conservar os alimentos, principalmente as carnes. Atuando como um agente desidratante, impedia o surgimento de vermes (a menos que queiramos ir à pesca e precisemos de isco vivo...eheheh), os quais precisam da água para sobreviver.

Acredita-se que foi ao observar o gado a localizar poços salgados que o homem chegou ao sal. É sabido que animais com deficiência de sódio no organismo são capazes de achar, pelo olfacto, águas salgadas.

Na Antiguidade, os assírios já o utilizavam nos cultos.

Na religião judaica, por outro lado, o sal sempre teve forte presença simbólica. O Antigo Testamento narra, por exemplo, o caso da mulher de Lot que foi transformada em estátua de sal porque olhou para trás ao fugir de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas pela ira divina. Para os hebreus, o sal era um elemento purificador, símbolo da perenidade da aliança entre Deus e o povo de Israel.

O ritual de batismo da Igreja Católica Romana, em que cristais de sal são colocados nos lábios dos recém-nascidos, reafirma a crença judaica no sal como purificador.
Na Idade Média, porém, a antiga santidade do sal transformou-se em malefício e proliferavam superstições como a de que desperdiçar sal era mau agouro, além de abjecto.

Falando do Brasil, na sentença que condenou o inconfidente Tiradentes à morte, em 1792, os juízes portugueses mandaram salgar o chão de sua casa para que ali nada mais tornasse a nascer.

Actualmente, graças aos métodos físicos e químicos, o sal passou ao segundo plano como conservante de alimentos (o que não sei se será assim tão bom, tendo em conta a quantidade de conservantes que metem na comida... :s ).

Mas até ao final do século XIX, era o único agente que preservava certas comidas. Na verdade, o sal desidrata a carne e o peixe, impedindo a deterioração. Esta função serve para dar uma idéia da importância económica do sal na Europa, em cujos portos e estradas circulavam dezenas de milhares de toneladas do produto todo ano, na passagem dos tempos medievais para o renascimento.


Frases retiradas da Wikiquote:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal"

"O ciúme, por ser só sal, se posto demais no prato, não tempera, antes, maltrata."

"Quando a gente está sem roupa diante do fotógrafo, não tem lugar para pôr a mão, não pode rir porque fica sem graça e não pode ficar séria porque fica sem sal. Quando a modelo consegue expressar alguma coisa nua, fazer um momento bonito, ela se realiza".

"A dúvida é o sal do espírito, sem uma pitada de dúvida, todos os conhecimentos em breve apodreceriam."

"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro."

"Antes mesmo que o sal da suas lágrimas hipócritas abandonasse o fluxo de seus olhos inflamados... Casada estás!"


Para aprender um pouco mais... Ver aqui e aqui...


Bem, e tudo isto, todo este post, para quê??
Para vos dizer que...


TENHO UM SALEIRO NOVO!!!
:)



8 comentários:

  1. Sempre a elevar a cultura geral da malta :P

    Mas adorei o saleiro ( lol isto na minha terra tem outro significado) bem giro menina Fada muito bom gosto para Saleiros :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem a pedido fervoroso…pedido não, EXIGIDO com veemência da Fada….vou então explicar qual o significado de “saleiro” na minha terra que vai mudar a vossa visão do dito objecto… para além do próprio conceito de saleiro onde se guarda o sal….na minha terra dá-se o nome de Saleiro ao rabo…ou seja se ouvirem alguém a dizer "bem aquela moça tem cá um saleirinho"....esse alguém é capaz de ser Alentejano. :P

    Este novo conceito não se aplica a todas as regiões do Alentejo

    ResponderEliminar
  3. ...Grande post fada...

    ... mas diria que está um bocado salgado ;-P..

    ... Giro o saleiro...

    ... não abuses dele... do sal, claro...

    Beijocas e mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  4. Ora bem....
    estava mesmo a questionar-me o porque de uma lição tão salgada ....

    até perceber....

    saleiro muito giro!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. O saleiro novo é fantástico! É mesmo mesmo giro! :) E obrigada pelas dicas! :)

    ResponderEliminar
  6. LOOOOL! Adorei! Mas olha que sal em excesso faz mal! Eu adoro sal, quando era pequena gostava de beber água do mar!! LOOL

    ResponderEliminar
  7. Tens um gato gordo a tentar disfarçar-se de tigre, isso sim:P

    ResponderEliminar

Sopra no vento o que pensas, sentes ou sonhas... Que o vento trará até ao alto da minha árvore as tuas palavras...

Obrigada...